AutoEstima Fantástica

E-Book (Valor de R$67,oo Gratuito Para Você ) Revela 3 Motivos Intrigantes Porque, em 70,7% dos Casos, Sua Autoestima Anda Baixa.

Autoestima Luiz Tuschinski

Inimigos Internos da Autoestima – O Sentimento De Culpa

inimigo da autoestima: sentimento de culpaSabe, quando uma pessoa fez algo negativo, ou destrutivo no seu passado e fica “remoendo” aquilo, trazendo de volta aquilo que já se foi?  A pessoa fica se culpando pelos erros do passado. Fica remoendo o passado, como se isso fosse resolver o problema.

Esse tipo de sentimento é uma voz interna recriminadora, que foi sendo criada ao longo da sua vida. Talvez essa voz tenha começado lá na sua infância, pela voz dos seus pais, professores, educadores, patrões, amigos mais influentes, pessoas que você considerava que tinham alguma autoridade sobre você, ou que sabiam mais que você.

E essa voz de recriminação se interiorizou nas suas emoções, nos seus sentimentos e está lá gravada como um CD rodando 24hs por dia e fazendo você ouvir. E, em muitos momentos da sua vida, ele começa a falar pra você, começa a recriminá–lo pelo que você fez de errado e não devia ter feito. Na realidade, é um desejo de perfeição plena que o ser humano nunca alcançará. Na carne, sempre teremos erros e imperfeiçoes. Portanto…

Aprenda uma coisa simples, mas difícil de ser executada – você tem de repreender essa voz, você tem de esquecer o seu passado errado.  Esqueça os erros do passado, eles não podem atrapalhar o teu presente e nem podem direcionar o teu futuro.

Está Gostando do Artigo?

Eu Quero Receber Mais Informações

É preciso entender que sentimento de culpa não limpa os erros do passado, e só faz o passado ressurgir a cada momento. Sentimento de culpa gasta energias vitais, porque gera a lamentação por não ter feito o que deveria ser feito, ao invés de aproveitar a energia da vida em coisas melhores, em comportamentos uteis. Sentimento de culpa pode, inclusive, somatizar doenças.

Lembre que o erro é algo presente e inerente à natureza humana, por causa do erro original dos nossos primeiros ascendentes, Adão e Eva (creia você nisso ou não… ). E, uma coisa importante, você tem de usar os erros do seu passado para seu próprio crescimento e não para sua auto punição. O maior erro que você pode cometer contra você é usar um erro para se autopunir. Porque fomos ensinados, desde pequenos, que, sempre que erramos, temos de ser castigados pelo erro cometido. Esse “ensino”  gerou uma crença de que cada erro tem que ter o merecido castigo, a punição pelo erro.  E você não pode pensar assim.

Você precisa saber é que todo erro tem consequências. Mas não se culpe pelas consequências.  Use–as como aprendizado para o futuro. Portanto, limpe sua vida de todo sentimento de culpa.

Não se culpe por erros do passado. Acerte agora no dia presente. Esqueça o que passou, porque o futuro espera você no próximo minuto da sua vida. E, se você continuar se culpando, o seu próximo minuto vai continuar sendo igual ao anterior, que foi igual ao de ontem… de anteontem… e a vida fica travada.

Guarde esta frase… não sei quem é o autor, mas veja – O passado não pode ser o teu coveiro, tem que ser o teu professor.

Sobre o autor | Website

Sou empreendedor digital. Trabalho pela internet em casa. Criei o blog autoestima.blog.br. Estou distribuindo um e-book gratuito Como Elevar Sua Autoestima Com 1 Simples Maneira. Publiquei também Autoestima Lá Em Cima. E preparei um curso - Autoestima Fantástica - que ensina as pessoas a elevarem Sua Autoestima ao mais alto patamar de vida, em pouco tempo.

Gostou do artigo?

Eu Quero Receber Mais Informações

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.