AutoEstima Fantástica

E-Book (Valor de R$67,oo Gratuito Para Você ) Revela 3 Motivos Intrigantes Porque, em 70,7% dos Casos, Sua Autoestima Anda Baixa.

Autoestima Luiz Tuschinski

AutoEstima o que significa

significado de autoestimaNa psicologia, autoestima significa a avaliação pessoal e subjetiva que cada pessoa faz sobre si mesma. Esta avaliação pode ser positiva ou negativa.  Uma pessoa pode se avaliar em alto conceito, ou em baixo conceito, perante ela mesma.

Também, às vezes, é chamado de amor próprio, ou autoafirmação, autoaprovação, autoaceitação.  Não importa o termo em si, pois cada um tem suas nuances de significado.

Vamos ver a origem da palavra, ou das palavras… Sim, porque autoestima é formada, no original, por duas palavras.

Auto, é um prefixo oriundo do grego, autós, que significa em si, em si mesmo, por si, por si mesmo, de si mesmo.  Como exemplos do uso diário deste prefixo em nossa língua, temos:  automóvel = que se move por si mesmo.  Autobiografia = biografia de si mesmo.  E outros, como, autoescola, automação, autônomo, autorização, autorizado…

E estima, vem do verbo latino aestimare, que significa gostar, gostar de, estimar, avaliar, apreciar, prezar.

Traduzindo para a nossa realidade, autoestima é uma avaliação de si mesmo. É quanto a pessoa aprecia a si própria. O quanto ela se preza. O quanto ela se gosta. O quanto ela se estima.

Também pode-se dizer que estima é quanto a pessoa se valoriza. O quanto ela diz que é o seu valor. E, quando se fala em valor, é necessário usar termos de comparação.  Porque alguma coisa pode ter mais valor, ou menos valor… em comparação com outra coisa.

Por exemplo, eu posso perguntar a você: – Quanto vale a sua casa?  E, claro, você pode saber do valor da sua casa em função do bairro em que você mora, em função de outras casas vizinhas à sua, ou comparando com casas da sua cidade, que tenham área semelhante, tipo de construção parecida.  Você sabe, há pessoas que valorizam demais o que lhes pertence, e desvalorizam o que é dos outros.

 

Só que, em se tratando do valor de uma pessoa, como fazer este tipo de comparação? Porque estamos falando de autoestima. De valor próprio. De valor que a própria pessoa se dá.  É claro que um ser humano só pode ser comparado com outro ser humano, ou com outras pessoas. E, neste caso, imagino que você já tenha se comparado com alguém. E esse alguém poderia ser, na sua avaliação pessoal, melhor que você ou não.  Melhor em que aspecto(s)? …

Porque, infelizmente, a sociedade atual alterou profundamente o conceito de valor de uma pessoa. Hoje é comum se avaliar alguém pelos bens que possui, pela marca do carro que tem, pela casa, e até pela pessoa com quem se casou.  Mas isso não significa o valor da pessoa.  Porque a sua autoestima deveria estar ligada a fatores internos, como, caráter, integridade, honestidade, sinceridade, honra.  A sua autoestima não deveria estar ligada a fatores externos, ao que outras pessoas falam de você, ao que outras pessoas pensam de você e ao valor que outras pessoas lhe dão.

É claro que é importante você ser bem relacionado com os demais, sejam familiares, amigos, colegas de trabalho ou de escola, e receber deles feedback sobre você, suas características pessoais, seu comportamento, sua maneira de agir. Mas esse feedback não pode ser limitante da sua autoestima, jogando-a para baixo; nem que a eleve tanto que faça você ficar soberbo, ou orgulhoso demais, além da posição concreta em que você está com sua autoestima.

É importante você saber que não precisa TER para SER.  Você não precisa ter bens e mais bens para ser mais valorizado.  Você tem o valor que você se dá. E quero animar você a não se limitar pelo valor que outras pessoas, às vezes, invejosas ou mal humoradas, lhe dão.  Você tem valor porque você é você e não existe outra pessoa igual a você.

 

Baixe seu E-book Gratuito – AutoEstima Fantástica – aqui do lado esquerdo. Vibre com o conteúdo. Depois, se quiser, faça seu comentário.

Declaro sua Autoestima Lá Em Cima.

 

Sobre o autor | Website

Sou empreendedor digital. Trabalho pela internet em casa. Criei o blog autoestima.blog.br. Estou distribuindo um e-book gratuito Como Elevar Sua Autoestima Com 1 Simples Maneira. Publiquei também Autoestima Lá Em Cima. E preparei um curso - Autoestima Fantástica - que ensina as pessoas a elevarem Sua Autoestima ao mais alto patamar de vida, em pouco tempo.

Gostou do artigo?

Eu Quero Receber Mais Informações

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.